História

Nossa História

A força vem da confiança

O Sindicato das Indústrias de Celulose, Papel, Papelão, Embalagens e Artefatos de Papel, Papelão e Cortiça do Rio Grande do Sul – SINPASUL, foi fundado em 14 de julho de 1944, para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria econômica das indústrias de celulose, papel, papelão e artefatos de papel, papelão e cortiça do Rio Grande do Sul.

A primeira indústria do setor no Rio Grande do Sul foi fundada em 1898, no 5º Distrito de Guaíba, com o nome comercial de Fábrica de Papel e Papelão. Seu objetivo original foi a fabricação de papéis de diversos tipos, usando taquarussús como material fibroso básico. Em 1950, a indústria teve seu controle acionário adquirido pelo Grupo Votorantim, de São Paulo, sendo a fábrica transferida para as margens do Lago Guaíba, no 1º Distrito do Município, adotando o nome Companhia de Papel e Papelão Pedras Brancas. Além de ser a primeira indústria de papel do Rio Grande do Sul, a Cia. de Papel e Papelão Pedras Brancas Ltda., hoje Santher – Fábrica de Papel Santa Terezinha S/A, é também a terceira mais antiga do Brasil.

A segunda indústria a surgir no Estado foi a Justo & Cia, fundada em Bento Gonçalves, no começo da década de 30, sendo transferida para São Leopoldo nos anos 40, com o nome de Fábrica de Papel e Papelão Justo S/A, atualmente denominada PSA Industrial de Papel S/A.

Após, surgiram a Fábrica de Celulose e Papel S/A – FACELPA, em Canela, a Companhia Industrial Celulose e Papel Guaíba – CELUPA, em Guaíba, a Celulose Irani S/A, com fábrica na Cidade de Vargem Bonita/SC e sede administrativa em Porto Alegre/RS e a Cambará S/A – Produtos Florestais, em Cambará do Sul, entre outras.

Na década de 60, começou a operar a Celulose Borregaard S/A, hoje CMPC – Celulose Riograndense Ltda, em Guaíba, que é a maior empresa do setor em operação no Estado.

Teve como seu primeiro Presidente o empresário José Chaves Barcellos, da Celupa – Industrial de Celulose e Papel Guaíba Ltda., com sede em Guaíba/RS.

Durante 24 anos permaneceu no mandato como Presidente o Engº. Luis Fernando Gomes Franco, da Celulose Irani S/A e como Diretor Tesoureiro o industrial Francisco José Justo, da Astória Papéis Ltda.

DIRETORIA

Diretoria do SINPASUL Triênio 2025 – 2028

PRESIDENTE

Celso Basso

VICE PRESIDENTES

Fernando José Ruschel Justo
Antonio Carlos Manssour Lacerda
Antonio Duarte Barbosa Neto

SUPLENTES

Fernando Moschetti
Rafael Reichelt Barbosa
Alexandro Nunes Coelho
Gregori Bigolin Tormen
Jorge Antônio Heineck

CONSELHO FISCAL

CONSELHO FISCAL EFETIVOS

Maximino Jacinto Tormen
Gustavo Lied Justo
Humberto Moschetti Filho

CONSELHO FISCAL SUPLENTES

Péricles Pereira Druck
Marcos Rossi Castilho
Mauro Diogo da Silva

DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO À FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS

DELEGADOS REPRESENTANTES EFETIVOS

Celso Basso
Fernando José Ruschel Justo

CONSELHO FISCAL SUPLENTES

Antonio Carlos Manssour
Lacerda Antonio Duarte
Barbosa Neto